terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas do Eletricista: A instalação elétrica na sua casa é segura?

Como já falamos aqui, o eletricista é o profissional habilitado a desenvolver e operar sistemas elétricos em várias situações, seja nas redes de transmissão de energia que percorrem todo o país, seja nas instalações elétricas domiciliares. Um dos trabalhos mais comuns para os nossos companheiros é verificar as condições elétricas nas residências, consertando e reabilitando fiações e equipamentos que são necessários para manter os eletrodomésticos ligados e o ambiente seguro.


Pensando na sua segurança, publicamos aqui as principais dicas que o eletricista pode dar para que o seu lar esteja seguro e com os sistemas elétricos devidamente instalados:

Premissa: Se você não é eletricista, não se arrisque a manipular sistemas elétricos.

Revise sempre o circuito elétrico da sua casa: Em média, estas instalações duram 15 anos. Porém, ao completar 10 anos, é recomendável contratar um eletricista para fazer uma revisão no circuito elétrico. Circuitos mal-reparados e muito antigos podem ocasionar mais acidentes que os novos – queimando eletrodomésticos e propiciando curtos circuitos.

Utilizando tomadas-fio e dispositivos DR, você previne choques elétricos indesejáveis.

Não sobrecarregue instalações elétricas. Evite o uso excessivo de benjamins e 'T's, pois o superaquecimento dos sistemas podem incinerar os fios, causando incêndios e curtos circuitos.

Instalações elétricas muito precárias, como as gambiarras, provocam choques inesperados. Portanto, nada de improvisar sistemas elétricos, contrate um profissional de confiança: reparos mal feitos em circuitos elétricos podem causar danos irreparáveis.

Tomadas e iluminação devem ser instalados em circuitos elétricos distintos.

As lâmpadas da sua casa têm queimado com frequência? Os fios condutores têm ficado quentes? O chuveiro tem desarmado ou queimado? Não se arrisque nos circuitos elétricos, chame um eletricista o mais breve possível.

Crianças em casa? Utilize protetor de tomadas e mantenha os aparelhos eletrônicos sempre limpos, secos e de preferência longe do alcance dos pequenos.

Mantenha o quadro de luz sempre limpo, em local arejado, longe de botijões de gás, fogão e microondas. Também não é nada aconselhável deixar o quadro de luz em locais muito úmidos – como jardins e lavanderias. Ao trocar as lâmpadas da sua casa, desligue sempre os disjuntores correspondentes.

Redobre o cuidado quando houver raios, trovões e tempestades: é aconselhável retirar todos os aparelhos da tomada, além de não atender a telefones sem fio.

Se você não tem conhecimentos em eletrotécnica, não se arrisque a desvendar os circuitos de seus eletrodomésticos: alguns aparelhos acumulam energia nos seus circuitos internos, como televisões, videogames e DVDs.

O hábito de pendurar roupas atrás de freezers e refrigeradores também pode ser perigoso, pois o circuito do eletroméstico pode superaquecer e queimar a roupa, causando um incêndio.

Não sobrecarregue as instalações elétricas. Elas devem ser projetadas de modo que seja possível prevenir perigos como incêndios e curtos-circuitos devido ao superaquecimento dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos trabalhadores.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...