terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como é estruturado o setor elétrico?

O setor elétrico, na maioria do território nacional, é dividido em três etapas principais: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO e DISTRIBUIÇÃO. Paralelamente, há também outros ramos, como o de comercialização (ações na bolsa de valores) e o de regulação (Aneel, órgão regulador).

Como o nosso Sindicato atua em todo o Estado de São Paulo, vamos explicar, da forma mais simples e completa possível, como cada etapa funciona, e indicar as principais empresas que atuam nestes ramos do setor elétrico.




GERAÇÃO


É a primeira etapa, responsável por 'produzir' a energia, através das turbinas das usinas hidrelétricas (UHEs). Em SP, as maiores geradoras de energia são a CESP, a Duke Energy e a EMAE. Em sua maioria, as hidrelétricas ficam nas principais bacias hidrográficas do Estado, e a energia lá produzida integra-se ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), sendo transportada para todo o território de concessão, seja a área rural ou urbana.






TRANSMISSÃO


A segunda etapa fica responsável por armazenar a energia produzida nas usinas, que é transportada pelo ONS até as subestações – instalações elétricas de alta potência e voltagem, que contêm equipamentos para transmissão e proteção. O setor de transmissão de energia também é encarregado de construir redes elétricas que integram as áreas de concessão das distribuidoras ao ONS, percorrendo muitos quilômetros no território estadual. Aqui em São Paulo, as principais transmissoras são CTEEP, do grupo ISA, e Eletrobras Furnas, que também atua no Estado.



DISTRIBUIÇÃO


A terceira etapa lida diretamente com o consumidor final, que está no comércio, nos lares, nas empresas, indústrias etc. As distribuidoras compram a energia das transmissoras e a leva para a sua área de concessão. São basicamente responsáveis pela 'entrega' do produto final ao consumidor, que paga os serviços diretamente à empresa. A parte de distribuição é responsável pela manutenção de postes e fiação elétrica, corte e religa e também deve prestar serviço à população em casos de urgência, como apagões e blecautes. Em São Paulo, as principais distribuidoras são Eletropaulo, Elektro, CPFL e EDP Bandeirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos trabalhadores.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...