Parabéns, Eletricista! |
Hoje, dia 17 de outubro, comemoramos o Dia do Eletricista. Por isso, nesta semana você irá encontrar aqui conteúdos ligados à nossa categoria, com informações e curiosidades sobre o dia a dia destes profissionais. O primeiro texto do especial é um explicativo sobre o que fazem, afinal, os eletricistas. Confira:
AFINAL... O QUE FAZ UM ELETRICISTA?
O eletricista é o profissional capacitado a desenvolver, criar e fazer manutenções em sistemas elétricos, seja nas empresas, residências, hospitais, seja na iluminação pública ou nas redes elétricas que percorrem todo o País. Também desenvolve estudos de esquemas elétricos e pode modificar as instalações, de acordo com a necessidade de seu cliente.
O eletricista cumpre papel principal no desenvolvimento da sociedade. Qualquer reparo mal executado nos sistemas elétricos pode causar danos irreparáveis, por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados. Um bom eletricista deve ter o curso técnico de Eletrotécnica. A referência de cursos técnicos de formação de eletricistas é o SENAI, que disponibiliza as aulas gratuitamente, depois de um processo seletivo. Há também o curso superior de Engenharia Elétrica, que dura cerca de 5 anos. Além dos cursos oferecidos, o profissional deve ter ferramentas adequadas para a necessidade de cada cliente e agir conforme as normas de segurança - a mais importante delas é a NBR5410, que rege a categoria. O NR10 é um curso específico de segurança em instalações e serviços de eletricidade, muito requisitado no mercado de trabalho.
Por fim, os companheiros eletricistas participam da nossa categoria e estão encarregados de ativar e garantir a segurança dos circuitos elétricos nos lares – acendendo as lâmpadas, ligando as televisões, os rádios, os videogames, aquecendo ou resfriando seus alimentos etc. Levar a energia e conduzir a luz para todos os pontos do Brasil – esta é a missão de todos os eletricistas.
Parabéns, Eletricista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos trabalhadores.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.