quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dia do Eletricitário


Poucos dias depois de comemorar o Dia do Eletricista, chega o DIA DO ELETRICITÁRIO. Uma data para se comemorar, sem dúvida, mas, também, uma oportunidade para reflexão. Uma boa pergunta seria: os trabalhadores do setor elétrico continuam sendo uma referência para o conjunto da economia brasileira? – Ou nossos salários e condições de trabalho foram tão achatados que deixamos de ser essa referência?


Sobre a importância da eletricidade na vida diária, não é necessário falar. É um produto essencial não só à qualidade de vida, mas à própria vida em si mesma. Quando há um apagão de algumas horas, os transtornos são imediatos. Imaginem um apagão mais demorado, de meses, por exemplo. Como tive oportunidade de dizer, no texto em que comemoramos o Dia do Eletricista, “os cidadãos, hoje, são verdadeiros “escravos” da energia elétrica. Quem vive sem uma lâmpada?”


Sobre nossos salários e condições de trabalho, sabemos muito bem que estão longe do ideal. Nossa “essencialidade” só serve para nos limitar, não se reflete em nossos salários e/ou gratificações. Por isso mesmo o STIEESP está encomendando ao DIEESE, órgão de assessoria econômica dos sindicatos brasileiros, um perfil atualizado sobre a situação de nossa categoria – salários, condições de trabalho, número de homens e de mulheres empregados no setor e se continuam as diferenças salariais entre nós, com as companheiras mulheres ganhando menos por trabalho igual, se há outros tipos de preconceitos, qual o verdadeiro tamanho da terceirização, etc., etc.


Uma outra reflexão que se impõe diz respeito à consciência sindical da categoria. Continuamos sendo uma categoria consciente e mobilizada? – Continuamos sendo uma referência para outras categorias de trabalhadores brasileiros? – O Sindicato está cumprindo seu papel de liderança? – Os trabalhadores estão atendendo às convocações do Sindicato e se mobilizando quando necessário?


Então, companheiros, nesse DIA DO ELETRICITÁRIO, quero dar a todos os merecidos parabéns e, também, convidá-los a essas reflexões. Gostaria que vocês se manifestassem através dos diversos canais de comunicação que o Sindicato coloca à disposição de todos. Carta, e-mail, twitter, blog, tudo está à sua disposição. Participe! Mande sua mensagem, seja de sugestão, de crítica e até de elogios, se for o caso. Posso garantir que todas as mensagens chegam a mim e aos demais diretores e que são levadas em conta. Nenhuma será deixada sem resposta.


Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog tem característica informativa e de entretenimento aos leitores, e não provem de nenhuma publicidade ou propaganda. Está ligado a uma entidade sindical que trabalha em prol da classe dos trabalhadores.
Não é permitida a publicação de conteúdo publicitário, campanhas abusivas e de apelo sexual.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...