sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Guia de sobrevivência: APAGÕES - Chuva e apagões: Todos preparados?

Guia de sobrevivência: APAGÕES

O verão se aproxima, e com ele vem os dias mais compridos, com as temperaturas na casa dos trinta graus, tempo bom para se refrescar do começo ao final do dia. Junto com tudo de bom que o verão traz, tem também as chuvas – que não são amadas por todo mundo especialmente porque, durante ou depois delas, sempre vêm consequências desagradáveis – como ficar engarrafado no trânsito, ficar ensopado na chuva, passar por uma enchente ou vivenciar um apagão. E nós, que lidamos com energia 24h por dia, sabemos bem os efeitos que um apagão pode causar.

Pensando nos transtornos que vive o consumidor de energia elétrica toda vez que a energia acaba temporariamente, as distribuidoras de energia fazem verdadeiros planos de força-tarefa: o atendimento no call center é reforçado, a equipe de urgências é convocada, bombeiros podem ser acionados – tudo funciona como uma difícil manobra para conter o caos.

Nestas horas, as estratégias de comunicação devem operar junto com os eletricitários a favor da sociedade, já que as fortes chuvas fragilizam a todos – de quem mora em áreas de risco a quem fica mau humorado quando o tempo fecha. Abaixo, você pode verificar os principais serviços que a distribuidora da sua área oferece na hora em que a energia acaba e parece não haver luz no final do túnel.



AES Eletropaulo: Cobre São Paulo e mais 23 municípios – incluindo o ABC Paulista e Diadema. Acesse o site da Eletropaulo ou ligue para 0800 72 72 196 para comunicar falta de energia.

CPFL Paulista: Está presente em 234 municípios do interior, como Sorocaba, Itu e Jundiaí. Acesse o site da CPFL ou ligue para a Central de Atendimento: 0800 010 10 10

EDP Bandeirante: Presente em 28 municípios, a maioria deles no Vale do Paraíba (Região de São José dos Campos, Guaratinguetá, Taubaté) e no Alto Tietê (Região de Mogi das Cruzes). Acesse o site da EDP Bandeirante ou ligue para a Central de Atendimento: 0800 721 0123; A EDP também disponibiliza atendimento a clientes deficientes auditivos, pelo número 0800 7272 872

Elektro: Atua em 223 municípios. A sede fica em interior, mas a companhia também é responsável pela distribuição de boa parte da energia elétrica no Litoral. Acesse o site da Elektro ou ligue para 0800 701 01 02.

Nós, da Equipe de Comunicação do Sindicato dos Eletricitários, estamos denunciando quedas de energia e apagões que são registrados pelos usuários do twitter de todo o Brasil. Siga-nos! (www.twitter.com/eletricitarios)





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

'Semana do Eletricista' - Rodeio de Eletricistas

A gente termina esta série voltada aos nossos companheiros da maneira mais descontraída possível: já que estamos aqui para falar da vida dos eletricistas, e final de semana combina com diversão, a próxima matéria é sobre os rodeios de eletricistas, que acontecem em todo o país, especialmente aqui no Estado de São Paulo. No final do texto, você pode clicar em algum dos vídeos pra saber mais como acontecem os estranhos rodeios de eletricistas.



'É paixão, é rodeio...'


Já ouviu falar ou já foi a algum rodeio de eletricistas? Não? Então, talvez você estranhe: Não há bois ou touros furiosos pulando numa arena; no lugar do chapéu de caubói, entra o capacete; ao invés da calça agarrada e da camisa xadrez, o macacão e o uniforme anti-fogo; a única semelhança no vestuário são as botas – bem menos estilosas que a dos caubóis.

A arena é a rede de distribuição, e o 'peão' deve domar as torres de transmissão, que ficam desenergizadas durante o evento, para garantir a segurança e a diversão de todo mundo. Por falar em segurança, um dos propósitos do rodeio de eletricistas é evidenciar a necessidade da segurança no trabalho: assim, quando as companhias de energia promovem estes eventos, estão conscientizando seus profissionais de que é necessário trabalhar sempre paramentado, com o devido equipamento, para evitar acidentes fatais.

Os maiores rodeios de eletricistas reúnem trabalhadores de todo o país, e o objetivo é fazer as manutenções nos equipamentos de distribuição o mais rápido possível, em diversos níveis de dificuldades – podendo o eletricista operar de olhos vendados. Mediando a 'batalha' podem estar até 100 juízes – isso mesmo! - que são responsáveis por aplicar penalidades para manobras mal executadas.

O que é levado em conta?

No Rodeio dos Eletricistas, é levada em conta a habilidade de operar os equipamentos no menor tempo disponível: já houve casos em que o 'peão' teve de domar a rede elétrica com os olhos vendados num período bem curto de tempo.

Quem participa?

A maior competição do País é o RODEIO NACIONAL DE ELETRICISTAS, que acontece em SP. No ano passado, aconteceu em novembro e reuniu cerca de 200 eletricitários de todo o país.

Qual o prêmio?

Também depende do torneio. Os vencedores do Rodeio Nacional de Eletricistas levam o título de mais habilidosos profissionais da rede elétrica do Brasil, e o primeiro colocado pode ganhar até R$ 30 mil. Quando os eventos são promovidos pelas distribuidoras, a decisão cabe à administração da companhia.

Quem faz?

Depende. Há torneios específicos para eletricitários de uma determinada companhia, como os que são promovidos pelas distribuidoras – Eletropaulo e EDP realizam grandes rodeios de eletricistas aqui em SP.



Ficou curioso? Assista os vídeos
Rodeio Nacional de Eletricistas (Youtube)
Rodeio Nacional de Eletricistas (Videocast da Folha)




Gostou da série? Faça comentários no nosso blog, dê a sua opinião!
Siga-nos no Twitter!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mulheres Eletricistas - Por que não?

A cada dia que passa, a sociedade vem mudando seus conceitos sobre as mulheres. No Brasil, até o início do século passado, poucas frequentavam escolas, não podiam votar e viviam em casa, executando tarefas domésticas diárias, cuidando dos filhos e fazendo agrados ao marido.


Contudo, a posição da mulher na sociedade mudou – pode-se arriscar dizer que se inverteu – pois agora, o mercado de trabalho é quase dominado por elas, e muitas se veem aptas a ser mães solteiras ou chefes de família – mãe, esposa, trabalhadora, estudante etc. As mulheres, com muita força e insistência, lutaram e inverteram os papéis. Por isso, hoje vamos falar das mulheres eletricistas – sim, elas existem – e não deixam de ser femininas por pegarem no pesado, executando serviços que só os 'maridos de aluguel' fariam. O Sindicato apoia a igualdade de gênero: somos um time feito de homens e mulheres que procuram as mesmas condições de trabalho, e, se não é possível acabar com a discriminação, lutamos para reduzir seus efeitos ao máximo.


Prova disso é que o setor elétrico passou a ser repaginado quando as mulheres descobriram que há mais oportunidades no mercado de trabalho.



Estudo do Dieese (2004)
O último estudo realizado pelo Dieese voltado às mulheres eletricitárias (2004) constatou que mais de 3 mil mulheres estão no setor elétrico, ocupando postos administrativos, técnicos e operacionais nos três setores básicos da energia (geração, transmissão e distribuição). Isso quer dizer que 14% da categoria são compostos por mulheres.






Foto: José Dias Lins
 O mesmo estudo do Dieese indica que a remuneração média da mulher eletricitária (eletricistas, auxiliares, técnicas, engenheiras, diretoras, gerentes entre outros cargos) é 20% mais baixa que a dos homens.




O nível de instrução das mulheres é mais alto, mas não garante salários mais altos. Uma mulher com Ensino Médio completo ganha o mesmo que um homem que completou apenas o Ensino Fundamental.


O mesmo estudo publicou que as mulheres ainda ocupam poucos cargos de chefia.

A chave para revertermos qualquer condição de discriminação no trabalho é a luta e a mobilização. Portanto, companheiras e companheiros, mobilizemo-nos: juntos e juntas somos sempre muito mais, capazes de destruir qualquer preconceito ou discriminação.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Junte-se a nós: Como se tornar um eletricista?

Para dar continuidade à série 'Semana do Eletricista', nós separamos algumas dicas para quem deseja aprender mais sobre elétrica e/ou se tornar um eletricista, uma profissão que envolve alguns riscos, mas que, para quem se identifica com levar energia para a sociedade, é um ofício muito gratificante. Abaixo, você fica por dentro de algumas dicas e cursos interessantes para a área.




O campo da elétrica é muito amplo: abrange profissionais que trabalham com instalações industriais, prediais, manutenção em redes elétricas, auto elétricos etc. Portanto, há muitas oportunidades no mercado de trabalho.


Segundo o Portal MedClick, em uma hora de trabalho, esses profissionais podem gastar até 245cal/h. Isso equivale às calorias ingeridas em 3 taças de vinho, ou 8 cenouras ou pouco mais de uma lata de Coca-Cola.


Eletricistas não podem ter medo de altura, pois muitos realizam reparos em torres de transmissão elétrica, que podem chegar a 150m de altura. Também não podem sofrer de labirintite ou problemas de vertigem, porque também há manutenções em postes, por exemplo.


Quem quiser operar redes elétricas deverá se lembrar que os serviços acontecem a todo momento, e não só apenas quando ocorrem apagões. O eletricista nas redes elétricas deve demandar um esforço para que os equipamentos permaneçam em perfeito funcionamento. A missão destes na distribuição de energia não é apenas agir na emergência, mas se empenhar para que estas não ocorram.



Se você se dá bem em exatas, tem bom raciocínio lógico e matemático, é craque em física e sabe dar soluções rápidas, pode se identificar com a profissão.




Se você deseja se tornar um profissional em eletricidade, há requisitos básicos que regulam a profissão: o futuro eletricista deve ter concluído o Ensino Médio e ter feito algum curso relacionado à área, que pode ser a graduação em Engenharia Elétrica, mas também pode ser técnico ou profissionalizante.



Ao procurar um curso de qualificação, tenha certeza do que você procura: se deseja se tornar um engenheiro elétrico, busque a grauação de Engenharia Elétrica, que dura 5 anos. A formação técnica também é muito valorizada – procure o curso de elétrica. Em São Paulo, algumas ETECs oferecem o curso, e o SENAI também é referência na área.




Na hora de escolher seu curso, procure por instituições sérias e reconhecidas no mercado. Procure se informar se há testes, avaliação final, plantão de dúvidas, e o mais importante: o Certificado de Conclusão de Curso.




Depois de se formar em algum curso, atualize-se sempre indo a oficinas e cursos livres. Atualmente, é quase necessário apresentar o NR10 (certificado do curso de segurança no trabalho) para trabalhar nas empresas mais sérias, ou seja, o NR10 é indispensável para quem procura as melhores oportunidades.




FIQUE DE OLHO: Neste mês, SENAC e CPFL oferecem bolsas de estudo profissionalizante em eletricidade. As aulas vão ocorrer em Indaiatuba e Bauru, e a carga horária do curso é de 800h. Os alunos receberão salários. Acesse: http://bit.ly/ne7S3F

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dicas do Eletricista: A instalação elétrica na sua casa é segura?

Como já falamos aqui, o eletricista é o profissional habilitado a desenvolver e operar sistemas elétricos em várias situações, seja nas redes de transmissão de energia que percorrem todo o país, seja nas instalações elétricas domiciliares. Um dos trabalhos mais comuns para os nossos companheiros é verificar as condições elétricas nas residências, consertando e reabilitando fiações e equipamentos que são necessários para manter os eletrodomésticos ligados e o ambiente seguro.


Pensando na sua segurança, publicamos aqui as principais dicas que o eletricista pode dar para que o seu lar esteja seguro e com os sistemas elétricos devidamente instalados:

Premissa: Se você não é eletricista, não se arrisque a manipular sistemas elétricos.

Revise sempre o circuito elétrico da sua casa: Em média, estas instalações duram 15 anos. Porém, ao completar 10 anos, é recomendável contratar um eletricista para fazer uma revisão no circuito elétrico. Circuitos mal-reparados e muito antigos podem ocasionar mais acidentes que os novos – queimando eletrodomésticos e propiciando curtos circuitos.

Utilizando tomadas-fio e dispositivos DR, você previne choques elétricos indesejáveis.

Não sobrecarregue instalações elétricas. Evite o uso excessivo de benjamins e 'T's, pois o superaquecimento dos sistemas podem incinerar os fios, causando incêndios e curtos circuitos.

Instalações elétricas muito precárias, como as gambiarras, provocam choques inesperados. Portanto, nada de improvisar sistemas elétricos, contrate um profissional de confiança: reparos mal feitos em circuitos elétricos podem causar danos irreparáveis.

Tomadas e iluminação devem ser instalados em circuitos elétricos distintos.

As lâmpadas da sua casa têm queimado com frequência? Os fios condutores têm ficado quentes? O chuveiro tem desarmado ou queimado? Não se arrisque nos circuitos elétricos, chame um eletricista o mais breve possível.

Crianças em casa? Utilize protetor de tomadas e mantenha os aparelhos eletrônicos sempre limpos, secos e de preferência longe do alcance dos pequenos.

Mantenha o quadro de luz sempre limpo, em local arejado, longe de botijões de gás, fogão e microondas. Também não é nada aconselhável deixar o quadro de luz em locais muito úmidos – como jardins e lavanderias. Ao trocar as lâmpadas da sua casa, desligue sempre os disjuntores correspondentes.

Redobre o cuidado quando houver raios, trovões e tempestades: é aconselhável retirar todos os aparelhos da tomada, além de não atender a telefones sem fio.

Se você não tem conhecimentos em eletrotécnica, não se arrisque a desvendar os circuitos de seus eletrodomésticos: alguns aparelhos acumulam energia nos seus circuitos internos, como televisões, videogames e DVDs.

O hábito de pendurar roupas atrás de freezers e refrigeradores também pode ser perigoso, pois o circuito do eletroméstico pode superaquecer e queimar a roupa, causando um incêndio.

Não sobrecarregue as instalações elétricas. Elas devem ser projetadas de modo que seja possível prevenir perigos como incêndios e curtos-circuitos devido ao superaquecimento dos fios.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do Eletricista!


Parabéns, Eletricista!
 Da Redação da Revista do Eletricitário



Hoje, dia 17 de outubro, comemoramos o Dia do Eletricista. Por isso, nesta semana você irá encontrar aqui conteúdos ligados à nossa categoria, com informações e curiosidades sobre o dia a dia destes profissionais. O primeiro texto do especial é um explicativo sobre o que fazem, afinal, os eletricistas. Confira:




AFINAL... O QUE FAZ UM ELETRICISTA?


O eletricista é o profissional capacitado a desenvolver, criar e fazer manutenções em sistemas elétricos, seja nas empresas, residências, hospitais, seja na iluminação pública ou nas redes elétricas que percorrem todo o País. Também desenvolve estudos de esquemas elétricos e pode modificar as instalações, de acordo com a necessidade de seu cliente.




O eletricista cumpre papel principal no desenvolvimento da sociedade. Qualquer reparo mal executado nos sistemas elétricos pode causar danos irreparáveis, por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados. Um bom eletricista deve ter o curso técnico de Eletrotécnica. A referência de cursos técnicos de formação de eletricistas é o SENAI, que disponibiliza as aulas gratuitamente, depois de um processo seletivo. Há também o curso superior de Engenharia Elétrica, que dura cerca de 5 anos. Além dos cursos oferecidos, o profissional deve ter ferramentas adequadas para a necessidade de cada cliente e agir conforme as normas de segurança - a mais importante delas é a NBR5410, que rege a categoria. O NR10 é um curso específico de segurança em instalações e serviços de eletricidade, muito requisitado no mercado de trabalho.




Por fim, os companheiros eletricistas participam da nossa categoria e estão encarregados de ativar e garantir a segurança dos circuitos elétricos nos lares – acendendo as lâmpadas, ligando as televisões, os rádios, os videogames, aquecendo ou resfriando seus alimentos etc. Levar a energia e conduzir a luz para todos os pontos do Brasil – esta é a missão de todos os eletricistas.






Parabéns, Eletricista!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como é estruturado o setor elétrico?

O setor elétrico, na maioria do território nacional, é dividido em três etapas principais: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO e DISTRIBUIÇÃO. Paralelamente, há também outros ramos, como o de comercialização (ações na bolsa de valores) e o de regulação (Aneel, órgão regulador).

Como o nosso Sindicato atua em todo o Estado de São Paulo, vamos explicar, da forma mais simples e completa possível, como cada etapa funciona, e indicar as principais empresas que atuam nestes ramos do setor elétrico.




GERAÇÃO


É a primeira etapa, responsável por 'produzir' a energia, através das turbinas das usinas hidrelétricas (UHEs). Em SP, as maiores geradoras de energia são a CESP, a Duke Energy e a EMAE. Em sua maioria, as hidrelétricas ficam nas principais bacias hidrográficas do Estado, e a energia lá produzida integra-se ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), sendo transportada para todo o território de concessão, seja a área rural ou urbana.






TRANSMISSÃO


A segunda etapa fica responsável por armazenar a energia produzida nas usinas, que é transportada pelo ONS até as subestações – instalações elétricas de alta potência e voltagem, que contêm equipamentos para transmissão e proteção. O setor de transmissão de energia também é encarregado de construir redes elétricas que integram as áreas de concessão das distribuidoras ao ONS, percorrendo muitos quilômetros no território estadual. Aqui em São Paulo, as principais transmissoras são CTEEP, do grupo ISA, e Eletrobras Furnas, que também atua no Estado.



DISTRIBUIÇÃO


A terceira etapa lida diretamente com o consumidor final, que está no comércio, nos lares, nas empresas, indústrias etc. As distribuidoras compram a energia das transmissoras e a leva para a sua área de concessão. São basicamente responsáveis pela 'entrega' do produto final ao consumidor, que paga os serviços diretamente à empresa. A parte de distribuição é responsável pela manutenção de postes e fiação elétrica, corte e religa e também deve prestar serviço à população em casos de urgência, como apagões e blecautes. Em São Paulo, as principais distribuidoras são Eletropaulo, Elektro, CPFL e EDP Bandeirante.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

EMAE - Proposta rejeitada - Iremos a julgamento!

Companheiros, cliquem na imagem para acessar a íntegra do boletim. Não podemos aceitar as propostas indecorosas da EMAE. Por mais que árdua que seja a luta, permaneçamos unidos - JUNTOS SOMOS MAIS!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...