quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sindicalistas coreanos visitam Sindicato dos Eletricitários

O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo recebeu no dia 17 de abril, na sede da entidade, representantes sindicais da Coréia do Sul e Mônica Valente, representando a ISP Brasil (Internacional de Serviços Públicos).

Durante o encontro discutiu-se as experiências sindicais de cada um dos países. Além disso, foi proposto um intercâmbio entre as duas nações para que se conheça e aprenda com as diversidades culturais.

Os representantes do Sindicato dos Eletricitários explicaram sobre o funcionamento do setor elétrico brasileiro e ficaram felizes em saber que na Coréia do Sul todas as empresas de energia permanecem estatais. Os sindicalistas coreanos afirmaram que o governo já tentou uma privatização, mas que a população e as centrais conseguiram evitar a venda das empresas.

Quanto a energia elétrica coreana, cerca de 45% é gerada em usinas termoelétricas e nucleares, mas para evitar os impactos ecológicos destes dois sistemas, já estão substituindo as termoelétricas por alternativas mais eficientes.

Para o presidente do Sindicato dos Eletricitários, Carlos Reis, a reunião com os sindicalistas coreanos foi importante para conhecer novas ideias e abrir espaço para que ocorram mais encontros com representantes sindicais de outros países.














Jornalista: Tainá Ianone
Natália Bezutti
Fotos: Bárbara Pinheiro

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Manifestações na Eletropaulo continuam (09/04)

Na quinta-feira, dia 9 de abril, as unidades que participaram do quarto ato de mobilização contra às 50 demissões da Eletropaulo foram Cambuci e Junqueira Freire, no Centro da cidade.

Durante o ato esteve mais uma vez presente o deputado estadual Major Olímpio demonstrando seu apoio à categoria. “Hoje lutar por aqueles que foram injustiçados é lutar para que o mesmo não aconteça com você amanhã. As demissões da Eletropaulo são uma safadeza”.

A manifestação seguiu tranquila e na assembleia para votação sobre o término ou continuidade da paralisação, os trabalhadores optaram pela retomada das atividades só na próxima semana. Na opinião do Sindicato, esta atitude demonstra o descontentamento dos profissionais com a empresa.

Entretanto, os dirigentes da Eletropaulo não aceitaram a decisão e tentaram, mais uma vez, obrigar uma equipe de eletricista a trabalhar. Com muita conversa o Sindicato conseguiu fazer com que a vontade do trabalhador fosse respeitada.

A entidade só foi embora da porta da empresa, quando entregaram para o presidente, Carlos Reis, uma liminar obrigando os dirigentes sindicais a deixarem a entrada do portão da unidade de Junqueira Freire.

“Vamos juntos nessa luta até o fim. Se não fossem essas manifestações o número de demitidos poderia ser maior. A empresa quer enfraquecer a categoria, mas mostramos o contrário. A resposta dos trabalhadores evitou que mais pessoas perdessem seus empregos”, afirmou o presidente do Sindicato.









Jornalista responsável: Tainá Ianone
Natália Bezutti
Fotos: Bárbara Pinheiro

3° dia de Manifestação - Barueri dia 08/04















Equipe

Jornalista: Tainá Ianone

Assistente: Natália Bezutti

Fotos: Bárbara Pinheiro

Design: Márcio Rualonga

Assistente: Camila Gerson

Sindicato organiza 2º dia de manifestação

Em continuidade às mobilizações em repúdio às demissões dos 50 trabalhadores da Eletropaulo, o Sindicato dos Eletricitários realizou no dia 7 abril, o segundo dia de paralisação na Eletropaulo.

Cerca de 350 eletricitários pararam na unidade da 25 de Janeiro, até às 11h. Durante o ato, o diretor de relações sindicais da empresa, Luiz Cláudio Rangel Xavier, conversou com os representantes sindicais e garantiu a suspensão das homologações até nova posição da Eletropaulo.













Jornalista responsável: Tainá Ianone
Fotos: Bárbara Pinheiro

Policiais agridem e prendem representantes sindicais (06/04)



Trabalhador continue mobilizado. Essa luta é de todos!



Jornalista responsável: Tainá Ianone

Assistente: Natália Bezutti

Fotos: Bárbara Pinheiro e Fábio Mendes


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...